domingo, 25 de novembro de 2012

Antonio Meneghetti

O ESTILISTA ANTONIO MENEGHETTI
Super Exclusivo feito a mão.

Antonio Meneghetti entrou no mundo do estilismo de luxo lançando moda. Sua primeira coleção foi exposta em um desfile ao ar livre, em 1979, com um grupo de modelos que caminharam pelas escadarias de um burgo medieval chamado Lizori (Itália). Até então, os desfiles ao ar livre, em que a arte do vestir aparece integrada à paisagem e à arquitetura, não eram vistos entre as casas de alta moda européias, que preferiam os sofisticados salões de desfiles. A idéia, mais tarde, se popularizará e será replicada por algumas dessas maisons de haute couture.

Da extensa carreira como artista reconhecido internacionalmente, Antonio Meneghetti trouxe para a moda a maestria de quem saber criar obras-primas. A qualidade de modelagens, acabamentos e cortes resgata a excelência da alfaiataria italiana, em que se vislumbra a capacidade de produzir bens exclusivos e de alta qualidade que deram origem ao famoso conceito do made in Italy. Cada modelo é criado para realçar a beleza e personalidade de quem o veste. Tecidos e vestidos pintados à mão tornam as peças de moda verdadeiras obras de arte em movimento, com atenção especial para a perfeita proporção das cores e os vivos traços e gotas de tinta que transcorrem os tecidos pintados.

“Saber compor o cromatismo do vestuário significa saber combinar todas as paixões e emoções do humano”. A.M.

O cuidado no caimento perfeito de cada peça, os tecidos de alta qualidade, os modelos exclusivos e personalizados tão marcantes nas grifes de alta costura, foram reconhecido na moda Antonio Meneghetti em 1986 com o Prêmio “Maître Tailleur” da Federação de Alfaiates e Alfaiatas da Itália (Federazione Sarti e Sarte d´Italia) e, em 1989, com o Prêmio Personalidade Sob Medida da Federação Mundial dos Mestres Alfaiates.

As inspirações do estilista talvez não sejam as mais usualmente declaradas no mundo da moda. Inegável é que ele traz a bagagem de um artista para o estilismo e, assim também, suas inspirações artísticas influenciam suas criações em alta moda. Entre as influências assumidas por Meneghetti, estão mestres como Giotto, Cimabue, Rafael, Van Gogh, Gauguin, George Rouault e Ticiano. Além de mestres como Apelles; Antonio Canova (Neoclássico; 1757 - 1822) e Michelangelo Buonarotti (Renascimento; 1475-1564).

Para a moda, as inspirações do estilista são tão plurais quanto sua formação artística e de alta costura. Elas vêm dos tecidos: “os tecidos tem cores e desenhos que tocam, chamam”, explica Meneghetti. Elas vêm das cores: “saber compor o cromatismo das roupas significa saber combinar todas as paixões e emoções do humano”. Elas vêm dos corpos: “depois de ter escolhido o tecido que agrada, é preciso logo adequar à hipótese de um modelo”. Entre os mestres de alta moda, admira declaradamente Valentino e a elegância dos anos de 1920, 1930, e do período da Belle Époque européia (final do século XIX e início do século XX). Uma elegância que se traduzia em uma moda feita para vestir cada pessoa de acordo com sua personalidade e estilo, a sensualidade do que não é evidente, a arte da alfaiataria, a exclusividade do que é confeccionado à mão e sob medida.


AMSTILE: ALTA MODA COM GARBO E ELEGÂNCIA

O perfil dos homens e mulheres sinônimos de elegância é descrito por Meneghetti de uma forma universal. O estilista vê o bem vestir-se como a projeção de uma estética interior do homem, da luz da alma. Bem vestir-se e elegância são equivalentes à proporção das cores, das formas que a natureza desenha e que ocultamos sob as roupas, do modelo adequado a cada corpo. Garbo é também, para ele, característica das pessoas que valorizam seu estilo pessoal, uma particularidade que os tornam extraordinários frente à sociedade.


A moda de Antonio Meneghetti no Brasil: a AM Stile

A moda Antonio Meneghetti se identifica com alguns dos elementos da beleza clássica:

1 A Harmonia: a modelagem será precisa quando mostrar a proporção que a natureza dispõe no corpo humano, sob cada peça;

2 O Acabamento: a opção por priorizar a moda feita à mão, o cuidado e o refinamento das técnicas artesanais característica dos grandes mestres alfaiates e a qualidade do famoso made in Italy são escolhas naturais para uma marca que se propôs, desde sua origem, a ser de alta moda.

3 O Valor: trata-se de uma moda que não se determina, nem se deixa condicionar pelo uso corrente, por necessidades comerciais, condições de mercado ou motivações de expansão etc. Seu foco está na busca de formas e cores que evidenciem a beleza particular de cada pessoa que veste a moda Antonio Meneghetti.

Esses três elementos se traduzem em características inerentes aos artigos da alta moda Antonio Meneghetti, tais como alto nível de elegância de ternos, vestidos e camisas feitos sob medida; a busca pela perfeição no processo de pesquisa e produção de moda e a utilização de matérias-primas nobres e fabricadas com fibras naturais (seda, algodão egípcio, cashmere, lã fria), proporcionando simultaneamente, o melhor resultado estético e o bem-estar em se vestir.


A moda Antonio Meneghetti no mundo

A moda Antonio Meneghetti é hoje representada por lojas em endereços nobres de Roma (Itália), São Petersburgo e Moscou (Rússia), e, no Brasil, em São Paulo e no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (Rio Grande do Sul). Em cada país, ela adquire peculiaridades de acordo com o contexto nacional. No Brasil, percebe-se uma riqueza e vivacidade de coloridos e a criatividade de modelos adequados para as temperaturas quentes de nosso verão e amenas de nosso inverno. Na Itália, as linhas dispõem de produtos que resgatam a excelência da alfaiataria, demonstrando a capacidade italiana de produzir bens exclusivos e de alta qualidade, o famoso made in Italy. O artesanato italiano é destaque em artigos como ternos, scarpins, vestidos e sapatos. Na Rússia, a beleza das peles mais nobres (como as de raposa e chinchila) e das roupas para o frio extremo vem à tona em cores e estampas que exaltam a profundidade da alma de um país de imensidões, que se estendem por dois continentes. O intercâmbio entre as diferentes lojas Antonio Meneghetti é constante e o princípio conceitual se mantém em todas: as coleções são sempre escolhidas e aprovadas pelo estilista.


A chegada da grife AM STILE ao mercado brasileiro

Antonio Meneghetti atua no Brasil há mais de vinte anos. É brasileira a inspiração para algumas de suas mais conhecidas pinturas. O país é também um local de inspiração para sua moda: “Essa terra é belíssima, os brasileiros são muito doces. Os brasileiros têm muito a ensinar ao mundo, mas não sabem o seu valor. O valor que ao invés, a Europa, o Oriente, perderam. Vocês tem em casa, em qualquer pessoa, o senso de civilidade cidadã. Me sinto sempre um hóspede afortunado desta terra”, disse. A diversidade de tantas raças e culturas que hoje convivem pacificamente e formam o povo brasileiro são um dos pontos de destacado humanismo presente no colorido e alegria das formas das criações expostas pela grife no país.


AM Stile São Paulo

A loja está localizada nos Jardins, em endereço nobre de São Paulo, e seu conceito é de uma boutique de luxo em que se oferece um atendimento personalizado e atento às expectativas e modo de vida de cada cliente. Aberta ao público da cidade, para dar ainda mais exclusividade aos clientes, a grife sugere atendimento com hora marcada. A decoração de interiores foi realizada após pesquisa nas principais lojas de alto luxo da Itália, em Roma e Milão, e segue os padrões de atendimento característicos da marca na Itália e na Rússia.

A AM Stile traz para São Paulo sua boutique de luxo com um portfólio de produtos exclusivo: a qualidade do made in Italy aliada ao melhor do fatto a mano in Brasile. Um estilo único que já conquistou o Brasil, agora em São Paulo.

Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário